segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O papel da Juventude para o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores

Entendemos que é preciso que o partido invista na construção de uma juventude de massas, que dispute o nosso programa na sociedade e que, principalmente, esteja presente nos movimentos sociais e incorpore suas bandeiras de lutas. A construção de uma nova Juventude do PT passa por enfrentar e combater todas as formas de opressão existentes na sociedade. Ela deve ter como objetivo recuperar a paixão dos jovens e das jovens em querer mudar a nossa sociedade, conquistando corações e mentes para a luta socialista.

Movidos por essa percepção, a tese AVANTE! foi uma das forças que impulsionou a realização do I Congresso da JPT. Foi a compreensão conjunta de diversas forças do PT de que o formato setorial era incapaz de dar resposta às demandas e desafios da juventude e do Partido que possibilitou a sua realização, enfrentando contínuos desafios.

A realização deste congresso e o conjunto de resoluções aprovadas constituíram uma enorme vitória para o conjunto do PT, pois permitiu a nossa geração um momento de debate, mobilização e organização da juventude na organização do PT sem paralelos na história do nosso partido.

Decorridos quase quatro anos de gestão, o permanece o grande desafio laçado pelo congresso, que é deve ser, na verdade, uma construção permanente: organizar a juventude do maior partido de esquerda da América latina, de modo que ele possa dialogar com os anseios da juventude brasileira e disputar o conjunto dos seus valores. A crítica no interior do partido sobre a relação ainda frágil do PT com a juventude brasileira e com seus jovens filiados, ainda é atual, bem como a necessidade de superação da visão setorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário